Fibromialgia

Postado Postado por admin em Notícias
jun
8

noticia_2011_02Confira aqui informações sobre o que é, o que causa, quem pode ser atingido, quais são os sintomas, informações sobre cuidados e precauções e dicas de como prevenir. Conheça também os poderes do alho e da cebola, os benefícios do chá preto e as vantagens da soja…

O que é

Refere-se a uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba manifestações clínicas como: dor, fadiga e indisposição.

O que causa

A causa da fibromialgia é desconhecida, porém fatores genéticos podem influenciar seu desenvolvimento.

Quem pode ser atingido

A fibromialgia é mais frequente no sexo feminino, que corresponde a 80% dos casos.

Sintomas

A fibromialgia pode estar associada à fadiga intensa (síndrome da Fadiga Crônica), à irritação intestinal (síndrome do cólon irritável), à dor de cabeça (cefaleia), a condições que causam o movimento involuntário das pernas durante o sono (síndrome das pernas inquietas) e à presença de irritabilidade na bexiga.

Cuidados e precauções

A fibromialgia não deve ser encarada como uma doença que necessita de tratamento, mas sim como uma condição clínica que requer controle. Isso porque, na pessoa predisposta, suas manifestações ocorrem ao longo da vida, na dependência de uma gama de fatores físicos e emocionais. Nesse contexto, as manifestações devem ser tratadas na direta proporção de sua gravidade.

Como prevenir

Uma informação não menos importante, é o olhar para o que vai no prato. Quem apresenta quadros de dores crônicas, como no caso da fibromialgia, precisa de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes e essa carência pode estar relacionada ao aumento do desconforto generalizado.

Que Médico Procurar: Reumatologistas.

 

Você sabia?

Emagrecer para lembrar!

Pesquisas revelam que perder peso — ou manter a silhueta na medida — não proporciona apenas o bem-estar físico, mas também colabora com o bom funcionamento da memória. Quem está com alguns quilos sobrando e adia inúmeras vezes o início da dieta tem agora mais um estímulo para adotá-la de vez. Estudos acabam de mostrar que o excesso de peso contribui com problemas que prejudicam a memória.

Os poderes da romãOs poderes do romã

Cientistas da Universidade Case Western Reserve, em Ohio, nos Estados Unidos, investigaram a ação da fruta contra a artrite. O estudo, realizado com animais, mostra que substâncias como o ácido elágico combatem o problema, que afeta as cartilagens. Os pesquisadores observaram que esses compostos reduzem processos inflamatórios. Mais um ponto, portanto, para essa delícia, já famosa por proteger o coração. Vale apostar nos sucos ou salpicar as sementes em saladas. Outra boa pedida é abusar do fruto in natura; só é preciso uma dose de paciência para separar cada grão. Existem várias opções para obter os benefícios da romã além do fruto in natura: o pó, o extrato seco e até o óleo de romã.

Chá PretoChá Preto

Forma saudável de redução do estresse diário

Pesquisadores do University College London descobriram que a bebida predileta dos ingleses ajuda a diminuir o nível do hormônio do estresse – o cortisol – no sangue. Para confirmar esse efeito, 75 voluntários foram divididos em dois grupos. Um deles tomou o chá e o outro ingeriu um placebo cafeinado com sabor idêntico. Todos os participantes foram submetidos a situações que simulavam forte tensão, como ameaça de desemprego e acusação de furto em loja. Enquanto isso, o nível de cortisol e a pressão eram monitorados. Cerca de 50 minutos depois do susto, o nível do hormônio do estresse caiu em média 47% na turma que bebeu o chá, contra 27% das pessoas que consumiram a bebida falsa, revela o estudo.

MenopausaChega de calor na menopausa

Alívio para as mulheres

Ajuda extra para as mulheres que estão passando por essa fase: o ruibarbo pode aliviar os típicos fogachos. A planta foi testada em 109 voluntárias no Centro de Pesquisa em Saúde, em Berlim, na Alemanha. Durante 12 semanas, 54 delas receberam uma dose diária de um extrato feito com a raiz, enquanto outras 55 tomaram placebo. No primeiro grupo o número e a intesidade das ondas de calor diminuíram muito em relação ao segundo.

Os poderes do alho e da cebolaOs poderes do alho e da cebola

Uma dupla imbatível

A dupla seria capaz de reduzir a formação de cálculo biliar, sugere um estudo indiano publicado no periódico British Journal of Nutrition. Realizado com roedores, o trabalho mostrou que o dueto aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar naturalmente os níveis de colesterol, responsável por quase 80% das pedras na vesícula. Para chegar à conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos. Procure sua farmácia de manipulação de confiança para obter maiores informações sobre as opções de se consumir a cebola e o alho corretamente.

mega-3Ômega-3

Famoso por seu potencial anti-inflamatório, é o mais novo aliado do esqueleto no combate à osteoporose.
Na sua vasta obra em prol do organismo, essa gordura já provou benefícios ao cérebro e ao coração e consagrou-se na prevenção de um sem-número de doenças. Para a alegria dos fãs de peixes, frutos do mar, sementes de linhaça e companhia, outro mal está entrando na lista negra do ômega-3: a osteoporose. Quem acaba de chegar a essa conclusão são pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, depois de revisar uma série de trabalhos científicos feitos mundo afora que investigaram o consumo da gordura e o seu impacto sobre o esqueleto. E sentenciaram: sim, ele é bom para os ossos. Existem várias opções para obter os benefícios do ômega-3: o óleo de peixe e também já existe disponível o pó de ômega-3.

Os poderes da sojaOs poderes da soja

Ajuda a emagrecer e a controlar o diabetes

Ícone de uma alimentação balanceada, a soja deixou o berço chinês para abraçar o mundo. Respeitada pela ciência, ela ganha um espaço cada vez maior no prato do brasileiro. E, agora, novas pesquisas sedimentam seu papel contra as epidemias do milênio, como a obesidade, o diabetes e o câncer. Em um simpósio destinado exclusivamente ao grão, pesquisadores concluíram que os ingredientes à base de soja apresentam grande poder frente a obesidade. Ela induz a saciedade, ajuda a perder gordura e a preservar a massa magra.